sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Deputado Federal Laércio Oliveira recebe representantes de Táxis Especial de Aracaju e Grande Aracaju.



Deputado Federal Laércio Oliveira recebe representantes de Táxis especial de aracaju e Grande aracaju.

Na manhã do último dia 25 o deputado Federal por Sergipe Laércio Oliveira (PR), foi juntamente com os representantes das cooperativas de táxi especial de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros até a sede da Receita Federal para ter detalhes sobre a não liberação da insenção do IPI para os táxis especial, reuniram-se com os Delegados da receita Federal, mais não tiveram uma resposta concreta, sendo assim os mesmos representantes juntamente com o Deputado e com a advogada dra Micheli, reuniram novamente hoje dia 27, o Deputado está muito empenhado e garantiu que se não conseguir esta resposta aqui em Sergipe vai procurar saber em Brasília, já que na lei não menciona táxi especial e sim veículos para transportes de passageiros. Sendo assim o táxi especial (Lotação) tem direito, sim de receber insenção de IPI que vêm sendo negado pela Receita Federal.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Prefeito Fábio Henrique defende táxis lotação e é contra aterro sanitário

Fábio Henrique defende táxis lotação e é contra aterro sanitário/Agência Socorro

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, realizou nesta quarta-feira, 18, uma coletiva com a imprensa sergipana onde abordou questões como aterro sanitário e a nova polêmica sobre o fim da circulação dos táxis lotação do município, em Aracaju.

Na ocasião, o gestor do segundo maior município sergipano deixou claro que irá fazer frente contrária à questão levantada pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte – SMTT – de Aracaju, que suspenderá os serviços dos táxis lotação da Grande Aracaju em 90 dias e declarou-se contrário à implantação de um aterro sanitário no povoado Tabocas.

O prefeito Fábio Henrique falou ainda sobre o fato dos municípios não terem sido convocados pela Prefeitura de Aracaju para discutir sobre os táxis lotação. “A administração de Aracaju deveria ter convidado não só a mim, mas, também, os prefeitos da Barra e de São Cristóvão para que pudéssemos manifestar nossa opinião sobre um tema tão importante como este. E pergunto: Se Aracaju só pode licitar até o seu território, como os ônibus entrarão na Grande Aracaju? O povo terá que pagar duas passagens?”, questionou.

“Destaco que o sistema de táxi lotação funciona de forma extraordinária em Socorro, suprindo as deficiências do transporte público e nossa gestão irá lutar para que a integração não deixe de existir. Vamos solicitar o apoio dos Ministérios Públicos Municipal e Estadual, tudo isto de forma ordeira, pacífica e aberta a diálogo”, ressaltou.

“A cláusula décima do Termo de Ajuste de Conduta – TAC – , assinado em 2009 afirma: ‘O presente acordo possuirá como termo final a licitação do contrato de transporte coletivo integrado da Grande Aracaju, consoante prazo estabelecido no próprio instrumento para a implantação efetiva do novo transporte’. Portanto, não deveria ser cogitada a possibilidade de suspender a integração feita por estes veículos, até porque nosso município representa 40% da população que utiliza transporte público em Sergipe”, enfatizou Fábio Henrique.

“É tranquilizante ver a postura do prefeito Fábio Henrique que apoia nossa causa. Estávamos bastante aflitos com esta decisão, mas temos certeza de que com nosso administrador à frente desta situação, logo tudo será resolvido da melhor forma possível”, comentou o presidente da Cooperativa de Táxis Lotação dos conjuntos Jardim e Parque dos Faróis – Cooperjaf – , Menaldo dos Santos.

“Nos pegaram de surpresa com esta decisão que não permitirá o transporte de passageiros de Socorro para Aracaju, pois, se isto ocorrer, aproximadamente 600 trabalhadores irão ficar desempregados. Estávamos em pânico, mas com Fábio Henrique ao nosso lado estamos mais calmos”, afirmou o presidente da Cooperativa de táxis lotação de Socorro – Coopertalso – , Leônidas Silva dos Anjos.

Aterro Sanitário

Quando questionado pelos jornalistas que participaram da coletiva sobre a possível ida do aterro sanitário para o povoado Tabocas, o prefeito Fábio Henrique frisou que a administração não tem a intenção de tornar isto uma realidade.

“Nossa posição é a mesma que adotamos quando houve a possibilidade de ser instalado um aterro sem licenciamento na Palestina, ou seja, não estamos de acordo. Não aceitamos nada, nenhum projeto sem licenciamento e que venha prejudicar nossa população. Assim como as pessoas que se manifestaram na BR-101 esta semana, também sou morador do povoado Tabocas e não desejo que nenhum ‘lixão’ seja colocado lá. A Prefeitura não autorizou e não pode autorizar a construção do aterro. Somente a Adema, órgão do Governo do Estado, é que pode autorizar a construção do aterro sanitário, através da licença ambiental”, explicou.

Estiveram presentes na reunião secretários municipais; o vice-prefeito José Job de Carvalho Filho; a ex-deputada estadual, Elma Paixão; o ex-prefeito, Tonho da Caixa; o deputado estadual, Zé Franco; o deputado federal Laércio Oliveira; todos os atuais vereadores e ex-vereadores do município; servidores; lideranças comunitárias e representantes das duas cooperativas de táxi lotação de Socorro, que mostraram-se satisfeitos com a posição do prefeito sobre a questão.

Agência Socorro de Notícias

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Constantes quedas de energia atormentam população do Grande Rosa Elze

A população do Grande Rosa Elze em São Cristóvão tem questionado um problema grave que vêm ocorrendo com freqüência na região. Moradores denunciam através de ligações e contato via e-mail para o SE Notícias, as constantes quedas de energia elétrica durante o dia e a noite nas residências.

A falta de energia elétrica em todo Grande Rosa Elze acontece a quase todo instante, não sendo necessário sequer estar chovendo. As quedas bruscas no fornecimento causam perdas de eletrodomésticos nas residências e estabelecimentos, além de contribuir para o aumento da violência, quando há a escuridão nas ruas.

A população teme que as quedas, possam oferecer risco e prejuízo com a possibilidade de queima de eletrodoméstico. O risco é ainda maior para a população de baixa renda, que não possui equipamentos de proteção com a queda de energia, e pode perder os equipamentos que garantem um mínimo de conforto em suas residências.

De acordo com informações dos moradores, nenhuma explicação por parte da Companhia energética (Energisa), foi apresentada até agora, no sentido de identificar as causas das quedas na energia. “Só resta a nós consumidores denunciar através da mídia, e ficar atentos às constantes oscilações na eletricidade. Estamos desligando rapidamente os aparelhos, para que não sofra nenhum dano ou prejuízo”, disse Maria Arruda.

As constantes quedas de energia não têm afetado somente o Grande Rosa Elze, como também os diversos povoados. As atividades na casa lotérica, recém-inaugurada no bairro, também estão sendo prejudicados com as falhas. Na UFS, os alunos foram prejudicados também.

Energisa

Em contato com nossa equipe de reportagem, a assessoria de comunicação da Energisa informou que as interrupções no fornecimento de energia no Grande Rosa Elze são decorrentes de problemas na rede que abastece a UFS, e por ser na mesma rede atingiu também toda região do Grande Rosa Elze. Para justificar o problema a Energisa, alega que está realizando a troca de alguns equipamentos e que em pouco tempo tudo voltará ao normal.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Homem é executado dentro da residência em São Cristovão

O crime ocorreu na tarde deste sábado, 7, em São Cristovão

O corpo de Ricardo Lima foi encaminhado para o IML (Foto: Portal Infonet)

Na tarde deste sábado, 7, mais um crime foi registrado no município de São Cristovão. Dessa vez, a ação criminosa ocorreu no loteamento Jardim Universitário, na invasão do Barreiro. Um local conhecido como ponto de tráfico de drogas. Ricardo Lima dos Santos, de 23 anos, foi executado dentro da residência do irmão, enquanto assistia televisão.

De acordo com o irmão da vítima, Adailson Lima dos Santos, o bandido armado chegou de bicicleta na porta da casa e disse “você bateu no meu irmão”. Logo em seguida atirou várias vezes.

“Foi tudo rápido, meu irmão, eu e um amigo estávamos sentados na sala quando ele chegou e foi logo atirando, nós corremos e ele falou que não precisávamos correr não porque só queria o meu irmão”, conta assustado.

A Polícia Militar buscou informações sobre o autor dos disparos

Os policiais militares que foram até o local do crime tentaram conversar com o irmão da vítima para que fossem passadas mais informações sobre o autor dos disparos, mas com medo Adailson disse que sabia quem era, no entanto, preferia não revelar o nome. “Minha esposa foi para a maternidade hoje. Esse bandido tirou a paz da minha família”, lamenta.

De acordo com Adailson, o irmão era morador do município de Japaratuba e trabalhava com frete de carroça. Ainda segundo o irmão da vítima, Ricardo Lima era solteiro e não tinha filhos.

O Instituto Médico Legal (IML), Polícia Técnica e uma equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) estiveram no local.

Por Kátia Susanna

sábado, 7 de janeiro de 2012

Laércio Oliveira é avaliado como melhor deputado federal de Sergipe

Pesquisa avaliou deputados federais e senadores de todo o país



Por Márcio Rocha

A edição virtual da revista Veja desta semana divulgou o resultado de uma pesquisa realizada em conjunto com o Núcleo de Estudos do Congresso, em que avaliou o desempenho dos deputados federais e senadores da República.

Os critérios para avaliação dos parlamentares, bem como seu desempenho, foram embasados na atuação individual de cada um, além de seus posicionamentos em votações e pronunciamentos. Foram excluídos do processo parlamentares com reputação duvidosa e envolvidos em escândalos.

Os deputados federais sergipanos tiveram quatro representantes na listagem. O primeiro colocado, de acordo com a pesquisa, foi Laércio Oliveira (PR), que ficou em 42º lugar entre os 200 parlamentares sob análise. O próximo representante de Sergipe a figurar na lista é o deputado Valadares Filho (PSB), na 146a. colocação

O senador Eduardo Amorim (PSC) figura como 21º colocado no Senado e lidera entre os parlamentares sergipanos na Casa.

Os pareceres de relatoria, a apresentação de emendas, as votações nominais em projetos e os pronunciamentos foram aliados à frequência e consumaram os resultados dos parlamentares.

Laércio Oliveira falou ao F5 News sobre a pesquisa, externando sua satisfação quanto ao resultado que, a seu ver, sacramenta um "trabalho desempenhado em prol dos brasileiros, especialmente dos sergipanos".

“Eu fico alegre com o resultado dessa pesquisa realizada por uma revista que é a maior formadora de opinião do país, a Veja, e tem um compromisso em mostrar para o público o que acontece na casa legislativa nacional e seus representantes. Nosso trabalho é voltado para o povo trabalhador brasileiro, principalmente do povo sergipano, que me elegeu como seu representante. Continuarei lutando pelos trabalhadores e pelo povo de Sergipe, para que o meu estado sempre tenha orgulho de ter nos levado como seu deputado federal”, disse Laércio Oliveira.

Extra!!! Vereadores de São Cristóvão se reúnem para destituir presidente da Câmara

Na avaliação de seus próprios colegas, sua permanência no cargo é insustentável.

Paulo Roberto de Santana, PSL - Presidente da Câmara. (Foto: SE Notícias.)

O presidente da Câmara Municipal de São Cristóvão, Paulo Roberto de Santana, pode ser destituído do cargo a qualquer momento. Oito vereadores acusam o presidente da casa de negligente e uso do cargo para fins ilícitos. De acordo com os parlamentares o presidente teria permitido que seu filho, Paulo Roberto Júnior, se aproprie do poder administrativo da Câmara, participando de reuniões, deliberações e atos administrativos, apesar de não possuir qualquer tipo de vínculo com a Câmara.

Os vereadores querem que o presidente determine a realização de uma sessão extraordinária para deliberação sobre sua destituição do cargo de presidente, com base no artigo 26 do Regimento Interno da Câmara. Os parlamentares insatisfeitos observam que, caso o pedido não seja atendido, os demais membros da mesa tomarão para si a responsabilidade de convocar a sessão, baseado no artigo 29, inciso IX do Regimento Interno no Poder Legislativo Municipal.

Assinam o ofício com pedido de destituição do presidente da Câmara os vereadores: José Rubens Ribeiro Correa (o Mago, do PR), Osemar Araujo Didou Militão (o Toni da Academia, do PSC), Carlos Alberto dos Santos Menezes (o Carlos Vilão, do DEM), Moacir Cruz dos Santos (o Bila, do PPL), Michael Lima Menezes Almeida (o Maicon, do PTdoB), Jorge Luis Lisboa de Santana (o Jorge Lisboa, do PDT), José Antonio de Lima (o Pai Veio, do PMDB) e Gibson Rodrigues da Cruz (o Irmão Gibson, do PSC). Irmão Gibson é o atual líder do prefeito Alex Rocha (PDT) na Câmara Municipal de São Cristóvão, enquanto Carlos Vilão é o líder da oposição. Situação e oposição unidas para destituir o presidente.

Presidência

Procurado pela reportagem do SE Notícias, o presidente da Câmara, Paulo Roberto de Santana, por meio de assessores, disse estar surpreso com a decisão dos colegas vereadores. Segundo Paulo Roberto, durante a última sessão do ano passado os vereadores elogiaram o seu desempenho a frente da casa legislativa, inclusive enaltecendo o papel da Mesa Diretora, em particular do presidente.

De acordo com Paulo Roberto, a revolta dos vereadores se dá pelo fato dele não ter atendido a um pleito dos vereadores, aumentando a verba indenizatória em 30%, o que subiria dos atuais R$ 3.500 para R$ 5 mil. O presidente da casa adiantou que vai manter sua decisão em não aumentar os gastos do poder legislativo.

Paulo Roberto foi reeleito em setembro de 2010 com o apoio de quase todos os vereadores. Dos 10 parlamentares, apenas Jorge Lisboa e Michael Almeida não participaram da votação. Os dois se abstiveram da votação que reelegeu Paulo Roberto.

Por Redação SE Notícias

Moradores do Vila Real em São Cristóvão reclamam de defeitos em apartamentos

Residencial Vila Real, foi entrega dia 19 de dezembro de 2011.(Foto: Agência Sergipe de Notícias)

As 369 unidades habitacionais do residencial Vila Real, localizado no loteamento Madre Paulina, em São Cristóvão, foram entregues aos proprietários no mês passado, mas a tão sonhada casa própria chegou trazendo problemas.

Os imóveis foram construídos com recursos do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal e entregues no prazo, mas segundo os moradores até hoje eles estão sem água e gás encanado em casa.

Os moradores também reclamam que o contrato não foi cumprido, já que previa piso de cerâmica em todos os cômodos dos imóveis, mas foram entregues com piso apenas no banheiro e na cozinha.

O sindico do condomínio, Thiago Pacheco, diz que a situação tem preocupado as famílias. “Estamos sem água e a vistoria da rede de gás não foi feita. Eles entregaram a obra sem concluir, até mesmo a energia só chegou agora”, reclamou.

Indignação que também faz parte dos sentimentos da dona de casa Denise Santos Santana, que se mudou no dia 24 e desde então está vivendo sem água. “Tenho filhos e a situação está muito difícil, estou precisando carregar água do reservatório e precisei colocar um botijão de gás, já que o encanado não chegou e dizem que a encanação tem até vazamento”, declarou a moradora.

Caixa Econômica

O superintende da Caixa Econômica Federal em Sergipe, Luciano Pimentel, explicou que as reclamações não procedem, pois a ligação da energia, água e do gás deve ser realizada pelo dono do imóvel.

“A rede de água está lá, mas as ligações são de responsabilidade do proprietário, assim como a energia e o gás. Para isso o morador deve pegar o contrato feito com a Caixa e se dirigir até a companhia de esgoto e energia para solicitar a ligação”, afirmou Luciano Pimentel. Ainda segundo o superintendente, o mesmo procedimento deve ser feito com o gás encanado.

A respeito da reclamação relacionada a colocação dos pisos dos imóveis e da área externa, Luciano Pimentel declarou que a Caixa seguiu as especificações do contrato. “No contrato previa apenas o que foi feito, que é a colocação do piso nas áreas molhadas, ou seja, banheiro e cozinha”, concluiu.

SE Notícias com Atalaia Agora

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MORADOR DO ROSA ELZE, É ASSASSINADO NO BUGIU

Na noite desta quarta-feira, 4, o estudante Luiz Cláudio Fontes Sá, 19, foi assassinado com um tiro. O crime aconteceu por volta das 21h30 no Conjunto Bugio, em localidade próxima a um colégio, onde a vítima e um amigo estavam parados, aguardando umas amigas.

O jovem foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), onde faleceu, na mesma noite. O corpo da vítima foi resgatado e chegou ao Instituto Médico Legal (IML) às 2h15 da madrugada desta quinta-feira, 5. O corpo foi liberado para sepultamento pouco antes das 7h desta quinta.

A família da vítima está em estado de choque. A vendedora de acarajé Salete Santos, mãe do garoto assassinado, estava trabalhando quando recebeu a informação sobre o assassinato do filho. O pai dele, Luiz Carlos Sá, estava em casa e foi o primeiro e receber o comunicado. A informação veio do amigo da vítima, que é colega e estuda na mesma sala do colégio onde o jovem assassinado está matriculado.

De acordo com a família, Luiz Cláudio estuda em um colégio do Conjunto Eduardo Gomes e, depois que fez a prova, na noite de ontem, decidiu sair de moto com o colega de sala, que o teria convidado a se encontrar com umas garotas que ambos conheceram recentemente. O amigo pilotava a moto e Luiz Cláudio ocupava o banco do carona, quando seguiram para o Bugio.

Naquele bairro, os dois estudantes teriam parado a motocicleta nas proximidades da escola onde as amigas estudam e, enquanto aguardavam, perceberam a presença de três rapazes suspeitos, que estavam em uma bicicleta, segundo relatos do condutor da moto feito ao pai do estudante assassinado, Luiz Carlos Sá. “Vamos embora daqui, que estes caras estão olhando muito pra gente e querem alguma coisa”, teria dito Luizinho, como era conhecida a vítima fatal.

O condutor da moto contou que atendeu a advertência do amigo e ligou o motor da moto, momento em que ocorreu o disparo que atingiu as costas de Luiz Cláudio. O condutor da moto – cuja identidade não foi revelada – diz que a vítima caiu e ele, com medo, deu partida e seguiu para a casa de Luiz Cláudio, onde encontrou o pai dele e contou a história, sem informar que o colega teria sido atingido pelo tiro.

O pai seguiu para o local do crime e lá encontrou com policiais militares que faziam os primeiros levantamentos do crime e o informaram sobre o tiro e que Luiz Cláudio teria sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). “Quando meu marido chegou ao hospital recebeu logo a notícia que nosso filho tinha morrido”, conta, desolada, a mãe da vítima. “Era um menino muito bom, estudioso, não brigava com ninguém, nunca se envolveu com briga nem com droga. Todo mundo amava meu filho”, desabafou a mãe, sem conter a emoção.

Luiz Cláudio Fontes, era morador do bairro Rosa Elze em São Cristóvão.

SE Notícias com Infonet

MAPEAMENTO AÉREO DE PORTO DA FOLHA

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) e a 2ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar (2ª Cia/ 4º BPM) realizaram o mapeamento aéreo da cidade de Porto da Folha e de povoados vizinhos. O objeto da ação é organizar um planejamento operacional na localidade.

O mapeamento foi realizado por meio de fotografias durante um sobrevoo do helicóptero do GTA. As fotos auxiliarão a Companhia que agora conta com mais recurso para entender a área de sua competência e combater a criminalidade na região.

“Com as fotos aéreas é possível, por exemplo, mapear as diversas estradas de terra que conectam os povoados e são amplamente utilizadas como rotas para o transporte de drogas, permitindo assim planejar uma ação para frustrar esse ato ilícito”, afirmou o tenente Calaça da 2ª Cia/ 4º BPM.

Foto aérea da cidade de Porto da Folha“Essas imagens são um ótimo recurso para a montagem da mancha criminal da região e também para o auxílio das tropas de outras regiões, que porventura precisem se familiarizar com o terreno. As fotos aéreas funcionam como um fator facilitador, aumentando a eficácia das ações na região”, reforçou o tenente Ramos, comandante da 2ª Cia/ 4º BPM.